Estudantes de 16 cidades do Estado que estão matriculados o 3º ano do Ensino Médio ou que já concluíram os estudos pela rede estadual de ensino terão acesso a 1.371 vagas de cursos técnicos gratuitos oferecidos pela Secretaria Estadual de Educação (Sedu).
As inscrições para cursos de educação profissional de nível médio nas escolas estaduais serão abertas amanhã, às 15h, e vão até o dia 6 de dezembro, às 23h59, somente pela internet, no site http://www.educacao.es.gov.br, cliando em “Cursos Técnicos/Inscrições”.
Os cursos oferecidos são: Segurança do Trabalho, Administração, Informática, Recursos Humanos, Tradução e Interpretação em Libras, Logística, Agronegócio, Meio ambiente, Portos, Serviços Jurídicos, Eletrotécnica e Mecânica.
Já os municípios que serão contemplados com as oportunidades são: Aracruz, Baixo Guandu, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Domingos Martins, Ecoporanga, Guarapari, Itapemirim, Montanha, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, Serra, Vila Velha e Vitória.
candidatos
Poderão solicitar vaga em um dos cursos os candidatos que tenham concluído o Ensino Médio Regular; o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional ou a Educação de Jovens e Adultos/Ensino Médio, os aprovados no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e estudantes que estejam cursando a 3ª série do ensino médio regular ou a 3ª etapa da Educação de Jovens e Adultos, desde que assinem termo de compatibilidade de horário no ato da matrícula.
Segundo o secretário estadual de Educação, Haroldo Rocha, as aulas estão previstas para começarem em fevereiro, junto com o próximo ano letivo do Estado. Os cursos também foram escolhidos de acordo com a demanda de cada uma dessas cidades que já ofertavam a educação profissional.
“Fazemos uma análise econômica levando em conta a demanda local e as escolas que já oferecem esses cursos. Sabemos que as demandas realmente existem e que as vagas serão preenchidas”, diz.
Para o secretário, os cursos também são uma oportunidade para os jovens conseguirem uma colocação no mercado de trabalho. “Numa situação de falta de empregos, as poucas vagas que surgem são ocupadas por quem tem qualificação. Mas, a tendência é que a economia comece a melhorar. Então, quem vai conseguir emprego mais fácil é quem estiver preparado. A dica é que os jovens não desanimem”, completa Haroldo.
Inscrições: A partir das 15h de terça-feira (29) até as 23h59 do dia 6 de dezembro. Deverão ser realizadas pela internet, por meio do site da Sedu (www.educacao.es.gov.br)
Gazetaonline