Novo cenário econômico nacional alterou prioridades nas seleções de candidatos. Pensar além das suas próprias responsabilidades individuais e entender a empresa como um todo já é o diferencial mais buscado pelo mercado nos profissionais.

São Paulo, 30 de novembro de 2016 – O cenário econômico mudou rápido e as prioridades nos perfis dos candidatos às vagas de empregos também precisaram acompanhar. As palavras de ordem nas seleções mais profissionalizadas são: visão de dono, engajamento, inteligência emocional, generalista, proatividade e relacionamento interpessoal nessa ordem, independente do cargo.

“Essas características lideram os pedidos de 65% dos nossos clientes. Há alguns anos, as cinco primeiras características mais procuradas eram: humildade, estabilidade, inteligência emocional, trabalhar bem em equipe e profissional especialista”, comenta Juliana Constantino, gerente da unidade Luandre Centro, maior consultoria em RH do País, que emprega uma média de 30 mil pessoas por ano para diversas empresas que a contratam para gerenciar a seleção dos candidatos às vagas que precisam preencher.

As grandes mudanças estão, especialmente, nas duas primeiras características: visão de dono e engajamento. As demais, dinamismo, proatividade e relacionamento interpessoal sempre estiveram entre as prioridades, porém a especialista cita que inteligência emocional também é extremamente relevante e nunca sai da lista de preferências dos contratantes.

“De uma forma geral, a Inteligência emocional é a principal característica exigida pelos contratantes, pois o profissional que consegue reconhecer e lidar com suas emoções se destaca nas demais características exigidas: visão de dono, engajamento, generalista, proatividade e relacionamento interpessoal”, afirma Juliana.

Por outro lado, a especialista destaca que a visão de dono seguida do engajamento tem se tornado cada vez mais imprescindível para a sobrevivência, sustentação e sucesso das empresas. A profissional afirma que isso se deve como óbvio resultado da equação em que todos estão precisando fazer mais com menos. “Só alguém com o entendimento dos reais desafios e muita vontade de vence-los é que será capaz de fazer a diferença nas empresas que sobreviverão à crise”, declara.

Enquanto as leis trabalhistas nacionais formuladas nos anos 50, no máximo, são discutidas no Congresso, sem nem sombra de uma reforma ou modernização, as empresas e as pessoas não podem esperar. Precisam agir com atualização ou não. Em resumo, gente com boa vontade para arregaçar as mangas e encontrar soluções são o ouro das seleções nos próximos anos, garante Juliana.

Veja as principais características que serão requisitos nos processos seletivos nos próximos anos:

1) Inteligência emocional é a principal característica exigida pelos contratantes. Apenas profissionais que conseguem reconhecer e lidar com suas emoções terão condições de desempenhar bem as demais: visão de dono, engajamento, generalista, proatividade e relacionamento interpessoal.

2) Visão de dono é como classificamos quem pensa e se comporta como aquele que criou a empresa. A visão de dono, permite que o colaborador sempre pense antes de qualquer decisão, desde o planejar uma estratégia de atendimento até a escolha de utilizar um recurso sem a menor necessidade, mesmo ciente de que terá custo elevado. Quando existe a identificação com a empresa a qual representa, a possibilidade de todas as ações estarem pautadas na visão de dono é altíssima. O colaborador com esta característica se destaca, não perde o tempo criticando a empresa, em fofocas desnecessárias quanto às decisões tomadas, pois ele conhece o caminho para contribuir para uma melhor estratégia, que de forma alguma é o da crítica junto dos colegas e sim junto daqueles que serão os agentes e mudanças, seus líderes.

3) O engajamento acontece quando o profissional consegue aderir aos valores da empresa que representa, em que o propósito de vida se integra ao da empresa. Não é uma tarefa fácil ter profissionais que se identifiquem ao ponto de se destacarem dos demais pela da entrega e comprometimento. É uma construção diária.

4) O profissional generalista hoje tem destaque já que estamos vivendo um tempo em que a flexibilidade e dinamismo nas rotinas estão cada vez mais necessárias. As empresas precisam de representantes sem limitações, com entendimento amplo do negócio, que lá na ponta consigam representar a empresa e não apenas uma fatia desta. Exemplo: hoje um profissional da área financeira, precisa conhecer a fundo que tipo de serviço é prestado pela empresa que representa, inclusive para negociar prazos de pagamentos com os clientes, caso não conheça, pode ter um posicionamento negativo ao ponto de estremecer uma relação construída pelas demais áreas de venda e entrega.

5) Relacionamento interpessoal: se destacam dentro de uma empresa, os profissionais que se relacionam bem, que demonstram respeito ao que estão ao seu redor. Esse respeito vai além de aceitar ideias, de sorrisos e “tapinha nas costas”, e sim com a condição de contribuir para que essa relação seja saudável por todos, posso ter uma diferença a até não concordar com algo, mas preciso escolher a forma em passar isso, sem ofender aquela ideia ou contribuição do colega. Neste momento, os grandes líderes estão preocupados em investir tempo para crescimento dos negócios e não em administrar conflitos na equipe, por isso, o profissional com a condição de se relacionar bem, se destaca e é tão requisitado. Lembrando, que este não está livre dos conflitos, mas sabe lidar com isso.

Sobre a Luandre

A Luandre Soluções em Recursos Humanos completa 46 anos de atuação no mercado em 2016, oferecendo ao mercado soluções técnicas e inovadoras na área de RH e atualmente administra uma carteira de mais de 15 mil empresas clientes. Além de todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, a empresa oferece ainda os serviços de Administração de Pessoal (Temporários e CLT), Avaliação Profissional, Outsourcing e Programas Especiais (Saúde, Varejo e Logística).

Fundada em 1970 em São Paulo, a Luandre tem por objetivo a excelência nos serviços e o investimento em soluções criativas, além de construir o elo entre a organização e colaborador em todas as etapas de desenvolvimento dos Recursos Humanos.

Atualmente, possui 11 agências em três estados, localizadas em São Paulo (Centro, Faria Lima, Santo Amaro e Lapa), Alphaville, ABC, Guarulhos, Campinas, Jundiaí, Rio de Janeiro e Curitiba que administram, em média, a contratação de 55 mil por ano para vagas de base e estratégicas em todo o mercado nacional.

Todos os serviços oferecidos pela Luandre são gratuitos, mesmo em caso de contratação do candidato.

Unidades da Luandre

  • ABC – Rua Bernardino de Campos, 355 – Centro – Santo André/SP
  • Alphaville – Calçada das Hortênsias, 50 – Centro Comercial – Barueri/SP
  • Campinas – Rua José Paulino, 412 – Centro – Campinas/SP
  • Curitiba – Rua Monsenhor Celso, 243 – 3°andar – Centro – Curitiba/PR
  • Faria Lima – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1478 – 1°, 4° e 10° andares – Pinheiros – São Paulo/SP
  • Guarulhos – Rua João Gonçalves, 464 – Centro – Guarulhos/SP
  • Jundiaí – Rua Senador Fonseca, 665 – Centro Jundiaí – SP
  • Lapa – Rua Doze de Outubro, 385 – 1°, 2° e 6° andares – Lapa – São Paulo/SP
  • Matriz (Centro SP) – Rua Barão de Itapetininga, 46 – 1°,3°,5°,6°,8° e 10°andares – Centro – São Paulo/SP
  • Rio de Janeiro – Rua Evaristo da Veiga, 55 2° andar – Centro/ RJ
  • Santo Amaro – Av. Adolfo Pinheiro, 2056/ 1o andar – Santo Amaro – São Paulo/SP

Informações para imprensa

Engaje! Comunicação Inteligente

Nathalia Brogiatto – Nathalia.brogiatto@engajecomunicacao.com

55 11 98173-3087 /55 11 3995-5221

Adriana Rodrigues – adriana.rodrigues@engajecomunicacao.com

55 11 99105-0509

Juliana Cabrini – juliana.cabrini@engajecomunicacao.com

55 11 97227-4768

www.facebook.com/engaje //www.engajecomunicacao.com